Tuesday 22 September 2009

Dona Berta


É com muito gosto que anunciamos que lançamos no mercado uma novidade:

O Dona Berta Vinha Centenária Reserva Branco 2008

É um vinho produzido a partir das videiras brancas da mesma vinha donde tiramos o Dona Berta Reserva Tinto Vinha Centenária.

Castas antigas como Códega do Larinho, Rabigato, Viosinho, Gouveio e Malvasia Fina, a antiguidade da vinha com mais de 150 anos e o nosso terroir especifico permitiram a produção de um vinho sui generis, que fermentou em barricas de carvalho francês da célebre tanoaria Seguin Moreau.

Os parâmetros analíticos são os seguintes:
- Álcool em volume …. 14% Vol.
- Acidez total ……….... 6,66 gr/dm3 (ácido tartárico)
- Acidez volátil …….… 0,39 gr/dm3 (ácido acético)
- PH …………….….… 3,12

A cor é citrina, o aspecto brilhante, o aroma delicado, com notas de fruta, flores silvestres e um ténue toque de especiarias. Na boca, surpreende pela notável acidez, pela estrutura marcante, pela textura cremosa e pelo delicado aroma retronasal, que lhe conferem um final longo, elegante e atraente.

Este vinho tem a particularidade, raríssima, de ser óptimo para beber jovem, devido à delicadeza do seu aroma, e ter grande potencial de envelhecimento, graças à acidez, teor alcoólico e estrutura poderosa. Com o tempo de garrafa irá ganhar grande complexidade, assumindo outra dimensão.

O conhecido e credenciado crítico de vinhos João Paulo Martins no seu livro "Especial Vinhos de Verão 2009" atribuiu a este vinho a elevada pontuação de 17 valores.

Queiram dirigir eventuais encomendas a colocar com a maior brevidade dado tratar-se de uma produção muito limitada de 2000 garrafas de 0,75L para apreciadores de «um branco de referência. Para a mesa, para pratos de sabores concentrados e fortes.» (João Paulo Martins, "Especial Vinhos de Verão" 2009, pág. 29).

Com os nossos melhores cumprimentos,

Eng.º Hernâni Verdelho
Sócio - GerenteH. & F. Verdelho, Lda.

No comments:

Post a Comment